26/08

 

20h30min - Apresentação de pôsteres de trabalhos para toda a comunidade acadêmica da UFSJ

 

Os pôsteres serão livres. Sugerimos que incluam o máximo de atividades possíveis para a apresentação, visto que o objetivo do evento é a troca de experiências entre os PET’s, contando é claro com bom senso para não poluir visualmente o pôster.

Sugerimos que o pôster tenha a medida de900mm por 1200mm.

 

27/08

 

10:30h às 12h – Apresentação de trabalhos: Trocas de experiências: PET Filosofia (Campus São João del-Rei); PET Engenharia Mecânica (Campus São João del-Rei)

 

14h às 17h- Apresentação de trabalhos: Trocas de experiências: PET Agronomia(Campus Sete Lagoas), PET “Da Loucura à Ciência” (Campus Divinópolis), PET Bioquímica (Campus Divinópolis), PET “A Difusão do Pensamento Científico como Ferramenta para a Cidadania”  (Campus Ouro Branco), PET BioSus (Campus Ouro Branco).

*Tempo: 20min para cada grupo fazer a sua apresentação, sendo seguido de 5min para dúvidas e discussões.

poderá usar tela para apresentação de computador.

 

GD`s

“A prática articulada do Ensino, Pesquisa e Extensão nos Grupos PET”

Mediadores: Jefferson Rodrigues, Lucas Carvalho e Luíza Zerlotini. 

          

             Uma das idéias principais do Programa de Educação Tutorial é a pratica conjunta do ensino, pesquisa e extensão, que são os três pilares da educação superior, que contribuem, portanto, para melhorar toda a graduação em geral.

Visto esta importância, no relatório anual que é enviado ao MEC, é cobrado que as atividades não sejam divididas em “pesquisa, ensino e extensão”, e sim, que em cada atividade conste o que das três modalidades foi necessário para a realização da mesma.

Muitos grupos encontram dificuldade em desenvolver atividades que envolvam os três. São realizadas várias atividades muito efetivas, mas em cada área particular (ensino, pesquisa e extensão).

Como desenvolver essas atividades inserindo a prática articulada do ensino, pesquisa e extensão?

 

 "O papel do interlocutor e do CLA nos Grupos PET"

 

Mediadores:Carlos Arthur, Bruna Dutra e Thamara Custódio

INTERLOCUTOR:

O papel do Interlocutor junto ao MEC: auxílio em dúvidas quanto às bolsas, verba de custeio, formação de novos grupos, apoio logístico para os grupos dentro da Universidade.

O Interlocutor e o relacionamento com os Grupos.

Quem pode ser o Interlocutor dentro da Universidade?

 

CLA – Comitê Local de Planejamento

 A função das pró-reitorias: diálogo para a escolha dos membros do CLA.

Diminuição na representatividade de petianos e tutores no CLA: Como os grupos PET podem inserir-se no CLA diante dessa situação?

A presença dos coordenadores de curso no CLA: Qual o impacto disso para os Grupos PET?

Como manter o CLA a par das atividades dos Grupos PET que pertencem aos campi fora de sede?

 

"Ações conjuntas e comunicação entre os PET`s da UFSJ: a importância da interdisciplinariedade"

 

Mediadores: Bárbara Fernandes Ferreira e Willer Ferreira da Silva Junior

 1. O que é interdisciplinariedade? 

            1.1. Conceitos 

            1.2. Diferença entre multi, trans, poli e interdisciplinariedade.

 2. Exemplos de interdisciplinariedade na ciência.

            2.1. Biofísica

            2.2. Memética

            2.3. Outros

3. Ações conjuntas  entre os PET's

            3.1. Como superar as barreiras geográficas?

            3.2. Atividade dinâmica para o grupo

 4. Exemplos de vivência de interdisciplinariedade no CAP. 

 

“Novas Portarias”

 Mediadores:Glória Ribeiro, Danilo Henrique, Shênia Giarola.

 

  1. Nova formação do CLA.
  2. Presença da Pró-Reitoria de Extensão no PET.
  3. Petianos de cursos diferentes dentro do grupo.